GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

ÁREAS CONTAMINADAS
ESTUDOS AMBIENTAIS

A ConAm possui grande expertise nas atividades relacionadas à gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), tendo por objetivo principal avaliar a conformidade dos projetos relacionados a Aterros Sanitários, projetos de encerramento e recuperação de aterros controlados e lixões, unidades auxiliares como Unidades de Transferência de Resíduos (transbordos) bem como projetos de unidades de tratamento de resíduos, como Usinas de Tratamento Mecânico Biológico (TMB).

A Usina de Tratamento Mecânico Biológico (TMB) é um método bastante utilizado em diversos países europeus, o qual consiste em um pré-tratamento com separação dos resíduos inorgânicos que serão encaminhados para reciclagem ou reutilização, e os resíduos orgânicos, que serão devidamente tratados através de fermentação e estabilização aeróbia.

A ConAm tem participado do licenciamento desta nova tecnologia nos municípios de Cotia, Embu das Artes e Jacareí. Assim como elaborou um Relatório Ambiental Preliminar (RAP) para o licenciamento ambiental da ampliação da capacidade da TMB localizada no Ecoparque Palmeiras, município de Piracicaba.

A ConAm também tem vasta experiência no licenciamento ambiental de aterros sanitários. Dentre eles, podemos citar a atuação nos aterros localizados nos municípios de Embu das Artes, Cotia, Piracicaba e Jacareí, este último por meio de Relatório Ambiental Preliminar (RAP). Além da participação no licenciamento ambiental do Aterro Palmeiras situado em Piracicaba, entre outras atividades a ConAm é responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental.

Além da consultoria no licenciamento, a ConAm adquiriu notável conhecimento em Investigações Ambientais e Monitoramento Ambiental para Aterros Sanitários. Através do monitoramento da qualidade da água subterrânea e dos gases no solo e no ar, avalia-se o impacto ambiental causado por Aterros e Lixões na região onde foram instalados, identificando os riscos associados a estas atividades no meio urbano. Como exemplos de projetos em aterros sanitários têm-se o Aterro de Osasco, Aterro Caputera, Aterro Palmeiras, Aterro do Pau Queimado, e Aterro de Embu das Artes.

1/14